Cinco dicas para discutir assuntos controversos

str header

Na correria do dia a dia não tenho tido muito tempo para escrever no blog, apesar da vontade.

Esses dias recebi uma newsletter da Stand to Reason com algumas dicas muito boas sobre como falar com as pessoas sobre assuntos delicados. Achei o texto direto e muito bom (como é comum por parte do Greg Koukl) então resolvi compartilhar com vocês (tradução minha, que me perdoem as talentosíssimas tradutoras que nos ajudam aqui no site).

Espero que gostem e visitem o site da Stand To Reason. Ao final do texto tem um link para a loja deles onde você pode comprar o DVD Tactics.

Sejamos honestos. Falar com as pessoas sobre assuntos controversos não é fácil – e assuntos como Deus e Jesus e a Bíblia estão entre os mais controversos. Então deixe-me compartilhar cinco maneiras para tornar essa tarefa menos problemática.

Faça perguntas. Muitas perguntas. O seu primeiro passo em qualquer encontro deve ser colher o máximo possível de informações. É difícil saber como proceder – ou mesmo se devemos proceder – sem informação. Questionamento amigável consegue as informações para você.

Desacelere e simplifique. Lembre-se, seu objetivo é colocar uma pedrinha no sapato da pessoa, não uma rocha. Se assuntos controversos não surgirem, não os inicie. Foco no principal. Não se apresse demais e não tente cobrir vários assuntos ao mesmo tempo. Aborde questões complexas passo a passo e parte por parte.

Contextualize. Construa seus pontos levando em consideração os interesses, educação ou profissão da outra pessoa. Amarrando seus comentários ou explicações a partes relevantes do mundo da outra pessoa estabelece um terreno comum – e é uma habilidade tática importante de um embaixador efetivo.

Seja gentil. Salomão nos lembra que “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” (Provérbios 15:1). Depois ele acrescenta, “quem fala com equilíbrio promove a instrução.” (16:21). É algo óbvio, mas via de regra negligenciado.

Confie em Deus. Não importa o quão esperto você seja, tudo o que você disser vai virar pó se o Espírito de  Deus não estiver ali. Não importa o quão ruim você acha que foi, até o mais deficiente dos esforços pode se tornar em ouro se Deus decidir agir. Seja fiel no momento e deixe Deus fazer a sua parte – que é todo o resto.

Visite o site Stand To Reason para saber mais sobre o maravilhoso trabalho que estão fazendo. Caso queira comprar o DVD Tatics, clique nesse link (em Inglês).

2 comentários em “Cinco dicas para discutir assuntos controversos

  • julho 3, 2017 em 2:12 pm
    Permalink

    Tem um livro muito bom do Greg Koukl chamado: Tactics: A Game Plan for Discussing Your Christian Convictions, que discute ,além de outras coisas , os pontos abordados no post .o livro é excelente e é inclusive recomendado pelo site apologetics 315 , infelizmente só está disponível no idioma inglês.

    • julho 3, 2017 em 11:25 pm
      Permalink

      Olá Dionizio.
      Sim, o post e o DVD são baseados no livro. Ele é excelente, eu já li algumas vezes.
      Mantive o link para o DVD porque era essa a ferramenta que o texto apontava mas na loja da STR é possível comprar o livro.
      Valeu muito a pena.
      Obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest

X