Evangelismo: como começar?

evangelism_0

Blog novo pede post novinho. Temos vários posts sobre evangelismo no nosso blog Pés Descalços Evangelismo, mas acredito que a ocasião pede um texto feito apenas para esse blog!
E como não começar falando sobre evangelismo?
Muita gente tem medo de fazer evangelismo. Isso é de certa forma normal. Ray Comfort, da Living Waters (ministério que inspirou o nosso site Evangelismo Bíblico) diz que evangelismo é tão legal quanto fazer tratamento de canal.
Pensar em falar com alguém dá frio na barriga. E se a pessoa não quiser falar comigo? E se ela não gostar da mensagem? E se ela se irritar? E se eu falar bobagem? E se eu não souber responder a uma pergunta da pessoa? São tantos “ses” que dá pra ficar doido.
Mas você não precisa se desesperar. Temos algumas dicas que irão te ajudar a trazer o evangelismo para o seu dia a dia:

Comece com folhetos – você não precisa começar fazendo pregação ao ar livre ou ir parando cada pessoa que encontra na rua. Você pode fazer isso se quiser (e é bem legal, depois que você vence o frio na barriga), mas para se sentir um pouco mais confortável, comece com folhetos. Eu sempre deixo folhetos no carro. Sempre que abasteço ou passo no pedágio, deixo um folheto com a pessoa. Domingo passado duas testemunhas de Jeová bateram na porta de casa oferecendo a literatura deles. Eu alegremente aceitei e deixei dois folhetos com eles. Eles aceitaram, já que seria estranho que eu aceitasse e eles não. Você pode deixar folhetos para garçons (por favor, pague a taxa de serviço), caixas de supermercado, pessoas que prestarem algum serviço na sua casa como eletricistas, etc. Na hora de entregar o folheto, você pode dizer “você já viu um desses?” ou “tome um para você”. Não precisa dizer de cara que é um folheto evangelístico. Deixe a curiosidade agir. Se ela perguntar o que é, aí você pode falar que é um folheto evangelístico. E talvez começar uma conversa com ela. O importante é sempre ter um bom folheto no bolso e um sorriso no rosto.

Aprenda sobre evangelismo – Aqui no site temos ótimos textos sobre evangelismo. Comece por O Maior Segredo do Diabo e depois leia Verdadeira e Falsa Conversão. Você pode ver também o vídeo O Mario Segredo do Diabo. Veja vídeo de pessoas sendo evangelizadas. O canal no YouTube da Living Waters tem vários vídeos. Veja esse vídeo com legendas em português.

Encare evangelismo mais como diplomacia do que combate – Não me leve a mal, estamos em guerra. Mas é uma guerra espiritual. Nosso inimigo não é o perdido, mas o deus deste século. Ame as pessoas. Lembre-se que o destino eterno delas está em jogo. Para onde elas vão se morrerem sem Cristo? Converse com as pessoas de forma amigável, tranquila. Se não souber a resposta para alguma pergunta, apenas diga que não sabe e que vai pesquisar. Faça perguntas. Veja o que Colossenses 4.6 e 1 Pedro 3.15 dizem a respeito.
E por último,

Lembre-se sempre de qual é o objetivo do evangelista – você sabe qual é objetivo do evangelista? Se você pensou “converter pessoas”, você errou. Esse é o papel do Espírito Santo. O nosso papel é pregar a palavra. O trabalho de conversão cabe a Deus. O seu alvo não é converter o perdido. Isso é algo que desejamos muito que aconteça, mas completamente fora da nossa capacidade. Nosso alvo é mais modesto. É colocar uma pedra no sapato da pessoa. Levá-la a pensar, a refletir. Deixar com as pessoas uma mensagem concisa do evangelho. Seja falando, seja através de um folheto. O que se segue a partir daí pertence a Deus.

Agora é com você. O que falta para que o evangelismo faça parte do seu dia a dia? Quais dificuldades você tem encontrado? Comente aqui embaixo.

2 comentários em “Evangelismo: como começar?

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest